Como Manter o Foco: Treine o Cérebro

[Esse texto é uma tradução do artigo How to Stay Focused: Train Your Brain, de autoria de Nadia Goodman e publicado originalmente no Entrepreneur.]

Como empreendedor, você tem muitas coisas a fazer. Manter o foco pode ser difícil com o constante fluxo de empregados, clientes, emails e ligações telefônicas exigindo a sua atenção. Em meio ao barulho, compreender as limitações do seu cérebro e lidar com elas pode melhorar o seu foco e aumentar sua produtividade.

Nossos cérebros são muito bem sintonizados com a distração, assim o ambiente digital de hoje faz com que manter o foco seja algo bem difícil. “As distrações evidenciam que algo mudou”, afirma David Rock, co-fundador da NeuroLeadership Institute e autor de Your Brain at Work (HarperCollins, 2009). “Uma distração é um alerta que diz ‘Mantenha sua atenção nisso aqui agora; isso pode ser um perigo.’” A reação do cérebro é automática e praticamente impossível de ser freada.

Enquanto a multi-tarefa é uma habilidade importante, ela também tem um lado negativo. “Ela reduz nossa inteligência, literalmente diminui nosso QI”, diz Rock. “Nós cometemos erros, deixamos passar coisas sútis, perder o controle quando não deveríamos ou digitar palavras de modo errado”.

Para complicar ainda mais, a distração nos faz sentir ótimos. “O circuito de recompensa do seu cérebro se acende quando você está lidando com várias tarefas”, acrescenta Rock. Isso significa que você recebe uma alta descarga emocional quando está fazendo várias coisas ao mesmo tempo.

Por fim, o objetivo não é o foco constante, mas um curto período de tempo sem distrações diariamente. “Vinte minutos por dia de profunda concentração pode ser algo transformador”, diz ele.

Experimente pôr em prática estas três dicas para ajudar você a se tornar mais focado e produtivo:

1. Faça primeiro o trabalho mais criativo

Geralmente, costumamos fazer o trabalho sem sentido primeiro e então vamos progressivamente passando para as tarefas mais complicadas. Isso drena nossa energia e reduz nosso foco. “Uma hora lidando com seu trabalho, você tem uma capacidade muito mais reduzida do que no início”, alerta Rock. “Todas as decisões que tomamos cansa o cérebro”.

Para manter o foco de modo eficiente, inverta essa ordem. Pela manhã, lide primeiro com as tarefas que requerem criatividade ou concentração e só então passe para o trabalho mais fácil como deletar emails ou agendar reuniões.

2. Use seu tempo inteligentemente.

Ao analisar milhares de pessoas, Rock descobriu que nós conseguimos manter o foco cerca de seis horas por semana. “Você deve ser bem aplicado em relação ao que faz nessas horas”, ele diz.

A maioria das pessoas conseguem se concentrar melhor pela manhã ou à noite. O estudo de Rock mostra que 90% das pessoas consegue pensar melhor fora do local de trabalho. Portanto, observe onde e quando você se concentra melhor, então use seu tempo inteligentemente durante esses momentos.

3. Exercite seu cérebro como um músculo.

Quando lidar com várias tarefas é a regra, o seu cérebro se adaptar rapidamente. você perde a habilidade de manter o foco conforme as distrações se tornam um hábito. “Nós exercitamos nosso cérebro para perder o foco”, diz Rock.
Pratique a concentração desligando-se de todas as distrações e mantendo firmemente sua atenção em apenas uma tarefa. Comece com pouco, talvez cinco minutinhos por dia, e então vá acrescentando maiores quantidades de tempo. Caso você se pegue distraído, volte o foco para a tarefa sendo feita. “É o mesmo que manter-se em forma”, diz Rock. “Você tem de fazer com que o músculo mantenha o foco”.